Avast fecha empresa subsidiária após venda de dados

Avast fecha empresa subsidiária após venda de dados – Mundo Smart - mundosmart
Avast fecha empresa subsidiária após venda de dados – Mundo Smart - mundosmart

A Avast vai encerrar uma das suas empresas subsidiárias após terem descoberto que a mesma estava a vender os dados dos utilizadores. A investigação foi feita pela Motherboard e a PCMag que encontraram informações sobre a venda dos dados a uma série de grandes empresas.

Nessas informações foi possível saber que a Avast estava a vender uma série de dados privados, como pesquisas no Google, consultas no Google Maps e até atividades no Linkedin e Youtube. Todas estas informações foram obtidas a partir da aplicação do antivírus Avast, que após a recolha dos dados entregava à Jumpshot. Uma das funções do Jumpshot era capaz de rastrear todos os cliques dos utilizadores em uma grande variedade de sites, com detalhes muito precisos.

“A principal missão da Avast é manter os seus utilizadores seguros e dar aos mesmo controlo sobre a sua privacidade”, disse Ondrej Vlcek, CEO da marca.




“A conclusão é que qualquer prática que comprometa a confiança do utilizador é inaceitável para a Avast. Estamos vigilantes com a privacidade dos nossos utilizadores e tomamos medidas rápidas para começar a encerrar as operações do Jumpshot, depois de ter ficado evidente após questões colocadas pelos utilizadores o alinhamento do fornecimento de dados à Jumpshot, com a missão e princípios que nos definem como empresa”.

Por enquanto a empresa vai manter o seu produto a funcionar normalmente, mas sem essa funcionalidade, de modo a que consiga ter de volta a confiança dos seus utilizadores. Esta não é a primeira ocorrência sofrida pela Avast, tendo em dezembro sido retiradas duas extensões para o Mozilla Firefox devido aos mesmos problemas.

Exit mobile version