Twitter vai banir imagens animadas no formato PNG

Twitter vai banir imagens animadas no formato PNG – Mundo Smart - mundosmart
Twitter vai banir imagens animadas no formato PNG – Mundo Smart - mundosmart

No mês de novembro, um grupo de “trolls” usou no Twitter imagens de reprodução automática (GIFs) de modo a provocar ataques de epilepsia em alguns utilizadores.

Esse grupo utilizou a conta de Twitter da Epilepsy Foundation para publicar as imagens com hashtags da Fundação. Um bug no Twitter permitiu que os utilizadores mal-intencionados conseguissem ultrapassar os mecanismos de reprodução automático, sendo que as imagens começavam logo a correr de modo a aumentar as probabilidades de ataque. O Twitter mais tarde indicou que não tem evidencias de que a propagação das imagens aconteceu, no entanto, ao descobrir este bug a aplicação pretende banir o formato APNG dos quais as imagens eram carregadas.

A equipa de Acessibilidade do Twitter indicou ao The Verge o seguinte: “queremos que todos tenham uma experiência segura no Twitter. APNG (PNG Animados) são divertidos, mas não respeitam as definições de reprodução automática, por isso estamos a remover a possibilidade de os incluir nos tweets. Isto é feito para garantir a segurança das pessoas com sensibilidade a imagens em movimento e que piscam, incluindo os que têm epilepsia”.

Após as alterações só será possível publicar imagens animadas no formato GIF, mas o Twitter não irá apagar as imagens APNG das mensagens já existentes.

Não se sabe ainda quantos utilizadores sofreram problemas com estas imagens, mas os organismos públicos estão a trabalhar com as autoridades de modo a descobrir os autores.

Exit mobile version