fbpx
DestaquesEventosNotícias

Edward Snowden: ex-analista da NSA abre Web Summit

Edward Snowden: ex-analista da NSA abre Web Summit – Mundo Smart - mundosmart

Edward Snowden foi a figura mais esperada do primeiro dia de Web Summit, evento que começou ontem dia 4 de novembro.

O norte-americano, ex-analista informático que denunciou práticas de espionagem da agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, alertou que são as pessoas que estão a ser manipuladas e não os dados.

“Não são os dados que estão a ser explorados, são as pessoas que estão a ser manipuladas”, foi uma das frases em destaque dita por Snowden na abertura da quarta edição do Web Summit em Lisboa.

Snowden está em asilo político em Moscovo na Rússia, após revelar em 2013 a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet, tendo sido acusado pelo próprio país de espionagem e apropriação de segredos do estado.

Ao longo do discurso, referiu ainda que o modelo de negócios de empresas como o Google e o Facebook “é abusivo”, mas consideram-no “legal”. “Esse é que é o verdadeiro problema, nós legalizámos o abuso (relativamente aos dados pessoais recolhidos), criámos um sistema que torna a população vulnerável para benefício dos privilegiados”, afirmou.

“A lei não é a única coisa que pode protegê-lo, a tecnologia não é a única coisa que pode protegê-lo […] A única forma de nos protegermos é proteger todas as pessoas”, afirmou, defendendo uma mobilização de todos.

O evento fundado em 2010 por Paddy Cosgrave, vai durar até dia 7 de novembro e ainda podemos esperar a visita de grandes oradores, para além de várias startups. O evento esgotou oficialmente, mas é possível seguir o mesmo a partir de livestream.

Comment here