fbpx
Ex-funcionário da Microsoft condenado a 20 anos de prisão por roubo de 10 milhões de dólares – Mundo Smart - mundosmart
Ex-funcionário da Microsoft condenado a 20 anos de prisão por roubo de 10 milhões de dólares – Mundo Smart - mundosmart

Ex-funcionário da Microsoft condenado a 20 anos de prisão por roubo de 10 milhões de dólares

No decorrer desta semana um ex-engenheiro da Microsoft foi condenado por o roubo de 10 milhões de dólares. Volodymyr Kvashuk, tem 25 anos e foi acusado de fraude eletrónica, para além de outros crimes.

Este desviava cartões de oferta de moedas digitais da empresa, e com os valores furtados fazia compras luxuosas, desde carros a casas.

Segundo o Ministério Público de Seattle, Kvashuk foi uma das pessoas que ajudou a testar a plataforma de vendas online da Microsoft, no entanto o mesmo desviava recursos da empresa, como os cartões de oferta que eram posteriormente revendidos na internet.




Inicialmente o ex-funcionário fazia pequenos roubos com valores perto dos 12 mil dólares, mas com o tempo começou a utilizar a conta de email de outros funcionários para que conseguisse tirar maiores valores e ao mesmo encobrir os seus rastos.

O esquema foi revelado em maio de 2018, altura em que a Microsoft o confrontou acerca dos desvios, tendo sido demitido no mês seguinte.

“Investigámos, terminámos o seu contrato e depois encaminhamos o assunto para a lei”, afirmou um porta-voz da empresa.




Com os valores roubados, o ex-engenheiro comprou um carro Tesla no valor de 160 mil dólares e uma cada à beira de um lago no valor de 1,7 milhões de dólares.

Segundo os procuradores do caso: “Kvashuk, um programador experiente de software, tentou mascarar evidências digitais que levariam à fraude e às vendas pela internet. Ele usou um serviço de ‘mistura’ de bitcoin na tentativa de ocultar a fonte dos fundos que acabaram por ser transferidos para a sua conta bancária.”

Atualmente Kvashuk foi condenado a uma pena de prisão de 20 anos pelos crimes cometidos, desde fraude eletrónica, branqueamento de capitais e ainda roubo de identidade agravado.

Sugestão Mundo Smart:

Novos Galaxy S20+ e S20 Ultra. Qual comprar e onde? Descobre aqui!