fbpx

Google Fotos vai deixar de oferecer serviço gratuito a 1 de junho de 2021

Google Fotos vai deixar de oferecer serviço gratuito a 1 de junho de 2021 – Mundo Smart - mundosmart




Cinco anos depois de oferecer backups de fotos gratuitos e ilimitados em “alta qualidade”, o Google Fotos vai começar a cobrar pelo serviço. A mudança será feita a partir de dia 1 de junho de 2021 para todos os utilizadores que tiverem armazenados mais de 15 GB da conta.

A nova política da Google, vai também abranger outras mudanças no Google Drive, como a contagem de documentos e folhas de calculo do Google Workspace, para além da exclusão de contas inativas há mais de dois anos.

As fotos guardadas até dia 1 de junho não serão contabilizadas para o novo limite, sendo este aplicado apenas após essa data, o que garante muito tempo para procurar novas soluções.

O Google Fotos era um serviço muito utilizado nos equipamentos Android, garantindo cópias de segurança automáticas para todas as fotos que estavam dentro de um smartphone. Para além disso, o armazenamento destas com “alta qualidade”, garantiam que as imagens apesar de serem carregadas para a nuvem, manteriam a sua qualidade original.

Perto da data da alteração da política de armazenamento da Google Fotos, a empresa informou que serão enviados alertas, de modo a avisar quais as novas soluções que os utilizadores poderão ter no serviço.

Mas porquê a mudança?

Uma das hipóteses colocadas para esta mudança da Google, é que empresa consiga captar mais utilizadores para o serviço Google One, o serviço de cloud da empresa que oferece várias soluções de armazenamento em nuvem. Este serviço, oferece agora uma VPN gratuita para Android em alguns dos modos mais elevados, garantindo uma maior segurança aos utilizadores.

A Google revelou também que o serviço tem agora um enorme número de fotografias e vídeos, todos enviados de forma gratuita, o que implica que o serviço tenha de começar a ser mais sustentável. No blog oficial, a Google deu mais detalhes sobre a mudança:

“Hoje, mais de 4 triliões de fotos são armazenadas no Google Fotos e, a cada semana, 28 mil milhões de novas fotos e vídeos são enviados. Como muitos de vocês dependem do Google Fotos para armazenar suas memórias, é importante que ele não seja apenas um ótimo produto, mas também continue atendendo às suas necessidades a longo prazo. Para dar as boas-vindas a ainda mais memórias e construir o Google Fotos para o futuro, estamos a mudar a nossa política de armazenamento ilimitado de alta qualidade.”