fbpx
Notícias

Google lança novo recurso para ajudar deficientes visuais na navegação

Hoje, no Dia Mundial da Visão, a equipa do Google Maps anunciou o lançamento de um recurso adicional que fornece uma orientação por voz mais detalhada para aqueles que não podem confiar em sua visão.

A iniciativa foi liderada por Wakana Sugiyama, analista de negócios da Google, que é totalmente cega e usa uma bengala para se movimentar. Ir da sua casa para o escritório é uma rota em que já se sente à vontade ao familiarizar-se com ela, mas aventurar-se em locais novos e desconhecidos pode ser uma experiência intimidadora.

“Algumas das minhas preocupações incluem saber se estou a seguir o caminho certo ou se uma rua é segura para atravessar”, disse Wakana. “Também me pergunto com frequência se perdi uma curva, se estou no lado correto da rua, na hora certa e, é claro, se cheguei ao meu destino ou se já o passei.”

Wakana passou o ano a trabalhar com a equipa de desenvolvimento do Google Maps, para conseguir encontrar uma solução de navegação mais útil para todos aqueles que têm este problema.

Esta nova funcionalidade ficou disponível a partir de hoje no Japão e nos EUA, que pode ser transferido a partir de Android e iOS.

A aplicação irá fornecer anúncios periódicos, alertas, avisos e também terá bússola.

Para a ativação deste recurso basta entrar nas configurações do Google Maps e selecionar a opção “Navegação”. No fim da lista haverá a opção para ativar a “Orientação por voz detalhada”, dentro da categoria “Opções de caminhada”.

De acordo com a equipa da Google Maps, este recurso está a ser preparado para que tenha suporte em vários países e idiomas.

Comment here