Portugal é um dos 3 países da Europa sem redes 5G




Portugal é um dos únicos países da Europa sem redes 5G, um processo que início mal e continua parado aos dias de hoje. O processo para atribuição de direitos de utilização de frequências 700MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz já leva 68 dias e com poucas informações de avanço.

O 5G em Portugal é, segundo o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um dos únicos sem qualquer oferta comercial para a última rede de comunicações móveis. A Portugal, apenas se juntam mais dois países da Europa, Lituânia e Malta.

“No final de março de 2021, 24 Estados-membros beneficiavam de serviços 5G (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia)”.

O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. A utilização de uma rede com as capacidades da 5G pode permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.




Exit mobile version