fbpx
DestaquesDicasNotícias

Burlas no MB Way! Veja aqui casos reais e como evitar o esquema

Burlas no MB Way! Veja aqui casos reais e como evitar o esquema – Mundo Smart - mundosmart

A área das vendas através de plataformas online são cada vez mais utilizadas em Portugal, onde por exemplo, sites como o OLX ou os vários grupos de venda do Facebook têm uma grande procura pelos portugueses.

Claro que esses sites são muito bons para vender, comprar ou trocar artigos, mas por vezes existem esquemas onde o objetivo é burlar os vendedores.




Os mais recentes casos têm sido muito relatados na internet, com vários utilizadores a sofrerem esquemas de burlões utilizando a aplicação MB Way.

Atenção, o MB Way é um sistema muito seguro e utilizado por muitos portugueses, no entanto os burlões utilizam formas de conseguir que o vendedor seja enganado. Segundo o CM, nos primeiros quatro meses deste ano, a GNR e PSP receberam mais de 4111 queixas deste tipo de burla, quadruplicando o número total de casos em 2019.

Como funciona o esquema de burla com o MB Way?

Segundo uma história real, uma mulher colocou à venda numa plataforma online um livro. O comprador entrou em contacto propondo realizar o pagamento através da aplicação. Normalmente o comprador tenta que o vendedor vá até ao multibanco para que utilize o número do comprador no registo do MB Way, partilhando posteriormente o código de acesso à conta. Desta forma, o burlão terá o acesso à conta MB Way da vítima, onde poderá transferir quantidades de dinheiro diretamente para a sua conta.




Esta é apenas uma história, mas vamos falar agora de outro exemplo real que aconteceu com o Youtuber, UNDRE – Unboxing & Reviews, que conhecendo os casos, conseguiu gravar uma chamada com o burlão, onde o mesmo se descaiu acabando por dizer algumas coisas que não devia.

Neste caso, a tentativa foi que o Undre fosse ao multibando para registar na sua conta o número do burlão com seu código de acesso. Depois de registado o burlão iria conseguir aceder ao cartão no seu MB Way, retirando assim o dinheiro da conta.

O que fazer para evitar burlas no MB Way?

Recentemente foi publicado um vídeo no canal oficial do MB Way onde explica os cuidados a ter ao utilizar a aplicação.




Aqui deixamos também alguns dicas simples para ter em conta no futuro, evitando assim possíveis burlas por este meio de pagamento.

  • Não forneças os teus dados MB WAY (como o código PIN);
  • Não associes à tua conta bancária um número de telemóvel que não seja o teu;
  • Verifica o estrato da tua conta bancária com regularidade;
  • Não partilhes o teu código MB WAY
  • Se não entende bem o funcionamento da aplicação, não aceite essa forma de pagamento;
  • Em caso de dúvidas, pode solicitar ajuda no balcão do seu banco;
  • Tente realizar os pagamentos de forma presencial ou por transferência bancária;
  • Não siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos com este serviço

Comment here