fbpx
Notícias

Investigadores alcançam velocidade de internet histórica: 44,2 terabits por segundo

Investigadores alcançam velocidade de internet histórica: 44,2 terabits por segundo – Mundo Smart - mundosmart

A velocidade da internet é sem dúvida uma das principais preocupações dos consumidores a nível mundial, onde muitos procuram sempre aquele serviço ou operador que oferece um maior número de megabits por segundo.

Em Portugal as várias operadoras praticam serviços de no máximo até um 1Gbps na tecnologia Fibra, o que já leva o nosso país a ter uma das melhores ligações a nível europeu.

No entanto, é possível muito mais que apenas 1Gbps, como podemos ver num feito alcançado por investigadores australianos, que conseguiram com um único chip ótico atingir 44,2 terabits por segundo, uma das velocidades mais rápidas de sempre.




Os investigadores da universidade de Monash, Swinburne e do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália, conseguiram substituir 80 lasers por um único equipamento conhecido como “micro-pente”, um material menor e mais leve que o hardware de telecomunicação existente.

“Com a pandemia de COVID-19 estamos a ter uma amostra de como a infraestrutura da internet será daqui a dois ou três anos, devido ao número sem precedentes de pessoas que a usam para trabalho remoto, socialização e ‘streaming’ e o que estamos a ver é que precisamos de ser capazes de dimensionar a capacidade das nossas ligações”, diz Bill Corcoran, principal coautor do estudo e professor de engenharia de sistemas elétricos e computadores da Universidade de Monash em Melboune.

Com uma velocidade destas, será possível descarregar cerca de 1000 filmes em alta definição em poucos segundos, o que mostra aqui um enorme feito na área de telecomunicações para o futuro. Agora o objetivo passa por aumentar os atuais gigabits que algumas operadoras já tem para maiores larguras de banda sem que se aumentem as infraestruturas, ajudando assim a reduzir o peso que estas terão, bem como o seu custo.




Comment here