Startup dispara avisos corretos sobre o Coronavírus

Startup dispara avisos corretos sobre o Coronavírus – Mundo Smart - mundosmart
Startup dispara avisos corretos sobre o Coronavírus – Mundo Smart - mundosmart

A startup com o nome BlueDot, utiliza a inteligência artificial para disparar alertas antecipados sobre doenças infeciosas, como é o caso do Coronavírus. Esta pode ser uma grande ajuda no combate contra o Coronavírus, a epidemia que já matou mais de 50 pessoas.

A BlueDot utiliza um algoritmo que analisa as últimas notícias pelo mundo, desde redes de informações sobre doenças de animais e plantas, comunicados oficiais de organismos internacionais e governamentais, de modo a que consiga avisar a tempo os seus clientes para evitaram zonas afetadas por várias epidemias, como é o caso do Coronavírus.




Para além da análise às várias notícias e comunicados, a Inteligência Artificial utilizada também procura os dados globais de passagens aéreas, de modo que consiga prever para onde se vai expandir a epidemia. A BlueDot conseguiu prever corretamente que o Coronavírus iniciado em Wuhan na China, se iria expandir para Bangkok, Seul, Taipei e Tóquio.

Como funciona a BlueDot?

Este sistema foi lançado em 2014 com um financiamento inicial de 9,4 milhões de dólares. A empresa conta com 40 funcionários, desde médicos a programadores. Após as análises feitas pelo computador, a parte humana é logo de seguida iniciado. Vários epidemiologistas confirmam se os dados processados pelo sistema estão corretos e fazem sentido do ponto de vista científico, e emitem alertas para vários clientes governamentais, de saúde e empresas privadas.

Por enquanto estes relatórios não estão disponíveis para o público, mas várias organizações em todo o mundo já têm acesso, de modo que os vírus desta gravidade não se espalhem de forma tão rápida.

Exit mobile version