fbpx
Startup quer colocar um ecrã nas lentes de contacto – Mundo Smart - mundosmart
Startup quer colocar um ecrã nas lentes de contacto – Mundo Smart - mundosmart

Startup quer colocar um ecrã nas lentes de contacto

Uma nova startup de famoso Silicon Valley, está a tentar criar a “primeira lente de contacto inteligente verdadeira do mundo”. Chama-se Mojo Vision e tem como objetivo colocar um ecrã diretamente no olho, que pode ajudar a melhorar a visão do mundo. A startup já tinha apresentado um conceito nas reuniões da CES e agora estará pronta para falar mais sobre o desenvolvimento do produto.

O protótipo mostrado na CES incluía um ecrã monocromático verde, contactando a uma bateria grande. A empresa precisa ainda de obter a aprovação da Food and Drug Aministration para eventualmente enviar aos consumidores.




A tecnologia da Mojo está diretamente embutida numa lente dura, que possui uma porção bulbosa que fica ligeiramente acima da superfície do olho. A Mojo Vision alegar ter um ecrã de 14.000 ppi (em comparação, o iPhone 11 tem 326 ppi), além de um sensor de imagem, rádio e sensor de movimento incorporados para ajudar a sobrepor e estabilizar imagens.

Embora não tenha sido mostrada uma versão com todos esses componentes, a tecnologia funcionar bem quando mantida perto do olho, sendo que por enquanto ainda não pode ser totalmente inserida. Para a utilização da lente ainda foi necessário uma bateria e um processador externo, mas a empresa diz que todas as noites as lentes seriam recarregadas através de um sistema de indução, após a desinfeção das mesmas pelos utilizadores.




Como parte da demonstração, a Mojo mostro como um ecrã colocado sobre o olho pode ajudar uma pessoa a ver no escuro, especialmente se a mesma já tiver baixa visão.

Por enquanto a Mojo Vision imagina as suas lentes de contacto inteligentes a serem vendidas a consumidores e empresas, com as versões mais antigas a ajudar pessoas com deficiência visual. A empresa tem mais de 100 milhões em financiamento para desenvolver esta tecnologia, mas por enquanto ainda está nesse estado. Espera-se que estas novas lentes do futuro cheguem ao mercado nos próximos dois anos.