fbpx
Notícias

USB 4 pode vir a suportar vídeos com qualidade 16K

USB 4 pode vir a suportar vídeos com qualidade 16K – Mundo Smart - mundosmart

O USB 4 está perto de chegar, deixando já um aviso ao 3.2 que ver algumas das suas capacidades ultrapassadas pelo dobro da velocidade.

Segundo a VESA (Video Electronics Standards Association), o USB 4 vai ganhar suporte total à grande largura de banda disponível no padrão DisplayPort 2.0, o que significa que funcionará com dispositivos que exigem muita velocidade, como 8K a 60Hz HDR ou até 16K a 60Hz.

A nova norma do USB pode chegar a enviar e receber até 40Gbps ao mesmo tempo, dando assim a criação de uma nova especificação chamada DisplayPort Alt Mode 2.0. Esta é utilizada principalmente para vídeo, onde envia dados apenas em um caminho a partir do PC para um monitor.




Também o padrão Alt Mode 2.0 vai remapear os pinos de dados do USB-C para trabalhar apenas em uma direção, oferecendo o dobro da velocidade. De acordo com a Anandtech, este suportará cabos USB 4 regulares.

Como suporta também o padrão de Thunderbolt 3, o novo USB 4 vai tornar-se o padrão de conexão universal para smartphones e PCs, suportando tarefas como “encaixa, jogos, HMDs AR/VR e monitores HDR profissionais”, disse a VESA.

Comment here