fbpx
Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

Análise: Oppo Find X2 Lite

Estivemos a analisar o Oppo Find X2 Lite, um dos principais equipamentos da marca chinesa, que nos impressionou em vários aspetos.




A Oppo tem no último ano vindo a entrar aos poucos no mercado português, com a apresentação e lançamento de alguns modelos nas principais lojas nacionais. Dentro do conjunto de produtos da marca chinesa, existe um especial destaque para um modelo, o Oppo Find X2 Lite 5G, uma das versões do topo de gama da marca.

O Find X2 Lite revelou-se sem dúvida uma surpresa muito interessante, com uma excelente relação qualidade/preço, boa performance e principalmente capacidade de bateria. Este fica na gama dos smartphones de até 500€ e é sem dúvida um daqueles que deves ter em conta antes de escolher qual equipamento comprar.

Especificações

Ecrã:

AMOLED de 6.4″ polegadas Full HD+

Processador:

Qualcomm Snapdragon 765G, octa-core (1×2.4 GHz + 1×2.2 GHz + 6×1.8 GHz)

Sistema Operativo:

ColorOS 7 baseado em Android 10

Memória RAM:

8GB

Memória Interna:

128GB UFS 2.1

Câmara Traseira:

48 MP, f/1.7 (angular); 8 MP, f/2.2 (ultra-angular); 2 MP f/2.4; 2 MP, f/2.4 (profundidade)

Funções da câmara traseira:

Flash LED, HDR, Panorama; 4K a 30fps, 1080p@30/60fps

Câmara Frontal:

32 MP, f/2.0 (ultra) HDR

Funções da câmara frontal:

1080p a 30fps

Capacidade

4025 mAh, não removível

Carregamento rápido

VOOC 4.0, carregamento rápido a 30W (50% em 30 minutos)

Carregamento sem fios

Não

WLAN

Wi-Fi 802.11, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot

Bluetooth

5.1

GPS

Sim

NFC

Sim

Radio

Não especificado

USB

2.0, Type-C 1.0

Sensores

Biométrico, acelerômetro, giroscópio, proximidade

Cores

Moonlight Black, Pearl White

Dentro da caixa podemos encontrar os habituais manuais de instruções, os auriculares, uma capa protetora de silicone e um carregador VOOC de 30W, o que possibilita uma velocidade de carregamento muito rápida.

Outro aspeto a ter em conta, é a forma como a marca se preocupa com o equipamento e o conforto do seu utilizador, onde para além da capa protetora como oferta, trás também no ecrã uma película, que apesar de simples, ajuda sempre a conter alguns riscos.

Design

Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

O design do Find X2 Lite é muito atrativo e que deixa uma boa sensação na mão. É um equipamento leve e fino, pesando cerca de 180 gramas, mais leve que muitos smartphones lançados nos últimos anos. Claro que para ter este peso, outras características tiveram de ser repensadas, como a construção exterior do mesmo, com a parte traseira a feita de um plástico resistente, e com uma lateral construída em alumínio.

Está disponível em duas cores, Branco Pérola e Luar Preto, onde na cor branca podemos ver um misto de cores que dá um efeito muito vivo e colorido, com as cores a mudarem consoante a luz do local onde estamos ou o ângulo de qual olhamos para ele.

Na parte traseira encontramos ainda um módulo de quatro câmaras localizadas no canto superior esquerdo, em conjunto um pequeno Flash LED. Como temos visto em outros smartphones, também este módulo, à exceção do Flash LED, tem uma saliência, o que pode ser um ponto negativo para quem gosta de utilizar o smartphone sem capa em cima de uma mesa.




Ecrã

No ecrã vamos encontrar um painel de 6,4 polegadas AMOLED, com uma resolução Full HD + (2400×1080) e uma ocupação da parte frontal de cerca de 90,8%, uma margem muito boa para um equipamento deste valor. No topo deste encontramos uma notch em forma de “gota”.

Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

Em termos de brilho encontramos um bom ecrã, capaz de ser visto sem problemas nos ambientes com maior luz do sol. A opção de brilho automático adapta-se bastante bem aos vários ambientes e nunca houve um problema em relação a esse aspeto. No que toca à ultimamente famosa taxa de atualização do ecrã, este chega com a normal 60Hz, o que é bastante bom, tendo em conta que o Find X2 Lite está dentro de uma gama que ainda não investe muito nesse aspeto.

Software e Performance

É nesta área que entendemos que de “Lite” só mesmo o nome! Com um processador Qualcomm Snapdragon 765G Octa-core (1×2.4 GHz + 1×2.2 GHz + 6×1.8 GHz), acompanhado por um chip gráfico Adreno 620 GPU e 8GB de RAM, temos aqui excelentes características para o equipamento dentro dos valores deste Oppo. Ainda a terminar esta área, podemos esperar 128GB de armazenamento interno UFS 2.1, o que acho uma boa capacidade, mas atenção, esta é a minha opinião pessoal. Caso precises de mais memória, existe aqui um ponto negativo, a falta de slot para expandir a memória interna.

Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

No sistema operativo encontramos um Android 10 com a interface da Oppo, o ColorOS 7, que apesar de intuitivo e simples de usar, ainda parece ter algumas limitações para utilizadores que estão habituados a outras marcas como Samsung, Huawei ou Xiaomi. No entanto, foi um sistema que nunca deu problemas durante os testes, o que já dá boas indicações do trabalho feito no desenvolvimento do mesmo.

Conseguimos com esta configuração, para além de uma boa autonomia, uma boa utilização do sistema e dos vários recursos disponíveis. Jogos que precisam de maior poder de processamento e grafismo, também não deram problemas ao utilizar, tendo tido uma boa experiência enquanto utilizador.




Câmaras

Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

As câmaras também têm muita qualidade, e podemos começar por falar do módulo traseiro que conta com quatro lentes de 48 MP, f/1.7, 26mm (angular); 8 MP, f/2.2, 13mm (ultra angular); 2 MP B/W, f/2.4, 1/5.0″, 1.75µm e 2 MP, f/2.4, (profundidade).

Nas funções podemos encontrar os habituais modos noite, retrato, panorâmico, lapso de tempo, câmara lenta (1080p), HDR, Google Lens e modo Macro. Na junção de todo a área da câmara ainda podemos falar do sistema de Inteligência Artificial que ajuda no desenvolvimento das fotografias, dando logo aí uma enorme vantagem e qualidade às imagens.

Fotos em modo noite e macro, juntamente com a Inteligência Artificial acabam por ficar com boa qualidade. Claro que não é a perfeição, sendo que algumas vezes o próprio sistema de IA não consegue ajudar da forma que esperaríamos. De qualquer forma, em muitos modos, o equilíbrio das cores fica muito bem feito o que nos dá boas fotos principalmente para quem as quer partilhar nas redes sociais.

Na área do vídeo é possível ter gravação com qualidade 4K até 30fps, enquanto na lente frontal de 32 MP podemos ir até ao Full HD a 30fps. Aqui podemos também destacar o modo Super Steady que vai ajudar a câmara a estabilizar a imagem na gravação de vídeos.

Bateria

A bateria deste equipamento, com uma capacidade de 4025 mAh, é sem dúvida uma das características que mais me chamou a atenção, com uma boa capacidade de autonomia, aliada a uma velocidade de carregamento muito rápida.

Análise: Oppo Find X2 Lite – Mundo Smart – mundosmart

Com o carregador VOOC 4.0 de 30W, consegui ter carregamentos dos 27% aos 100% em apenas 30 minutos, algo que smartphones de topo de outras marcas não conseguem fazer. Para além do carregamento rápido, muitas marcas enviam com o equipamento um carregador mais fraco que por vezes não garante tirar o proveito da capacidade máxima disponível.

Numa utilização de dia normal, começando às 8 horas da manhã e terminando o teste às 21 horas, o Find X2 Lite apenas utilizou 60% da bateria, ficando com cerca de 40% ainda disponível. Durante estas horas foram utilizadas as opções de Wi-Fi, Bluetooth, Dados Móveis, Localização e ecrã com a luminosidade no modo automático a receber muita luz em várias ocasiões. Para além de estar sempre com os auriculares Bluetooth ligados a reproduzir vários conteúdos, houve também uma utilização de ecrã de pelo menos quatro horas entre troca de mensagens, chamadas, leitura de notícias e navegação pelas redes sociais.




Som

Depois de um dos melhores aspeto ser a bateria, agora chegamos ao som, onde a opinião já se altera um pouco. Apesar de ter um som razoavelmente bom, não tem a opção de dual speaker estéreo, saindo apenas da parte inferior do equipamento. Em outro contexto, por exemplo, no momento de ver um vídeo ou um filme/série em ecrã inteiro, o som apenas sai de um dos lados do equipamento.

Aqui nota-se claramente uma diferença, principalmente para quem já está habituado a ter um equipamento com som estéreo, muito melhor para assistir a vídeos, filmes, séries e jogos.