fbpx
DestaquesNotícias

É verdade que a Xiaomi espia os utilizadores? Tudo o que precisas saber

É verdade que a Xiaomi espia os utilizadores? Tudo o que precisas saber – Mundo Smart - mundosmart

A Forbes lançou recentemente um artigo onde afirma que a Xiaomi espia os seus utilizadores através da navegação dos mesmos na web, enviado os vários dados recolhidos para servidores estrangeiros.

Depois desta publicação, foram muitos os sites de notícias a partilharem a mesma informação, que rapidamente foi respondida pela marca chinesa.




É verdade que a Xiaomi espia os utilizadores?

Segundo as informações no blog da marca, existe de fato uma recolha de dados dos utilizadores, mas estes são anónimos e encriptados, contando sempre com o consentimento dos utilizadores. A prática é também utilizada em outros grandes empresas, sendo esta uma prática comum no mercado.

É verdade que a Xiaomi espia os utilizadores? Tudo o que precisas saber – Mundo Smart - mundosmart
Exemplo do código fonte do MIUI onde mostra que o ID é gravado de forma aleatória.

A Xiaomi completa a informar que os dados recolhidos são para análise interna e têm como objetivo melhorar o desempenho dos seus produtos em vários aspetos. As informações não permitem a recolha da identificação dos utilizadores ou o envio de dados para outros servidores.




Quais os dados recolhidos?

Entre os dados recolhidos estão tópicos como informações do sistema, preferências, uso de recursos da interface do utilizador, capacidade de resposta, desempenho, uso de memória e relatórios de falhas.

Para além disso, a marca apenas regista o link do site visitado para que consiga otimizar o seu navegador web nas futuras visitas ao mesmo.

Outros dados recolhidos são os referentes à conta Mi do utilizador, onde a marca utiliza o histórico do utilizador para que sejam sincronizados quando ligados em outros equipamentos com a mesma conta, tal como acontece na mudança de browser do computador.

Comment here