fbpx
Notícias

Faceapp volta em grande, mas temos de ter cuidado! Entende porquê

Faceapp volta em grande, mas temos de ter cuidado! Entende porquê – Mundo Smart - mundosmart

A Faceapp voltou mais uma vez em grande! A aplicação que altera o rosto dos seus utilizadores ao adicionar vários filtros e até colocando-os no sexo oposto está de novo nas tendências de Portugal, com várias pessoas a utilizar a aplicação para ver como ficariam em vários estados.

No entanto, é preciso ter em conta que esta pode utilizar vários dados dos seus utilizadores e guardá-los em uma base de dados. Vários defensores da privacidade já alertaram para os perigos de utilizar a aplicação por recolher mais dados do que aqueles que necessita.

Para quem não conhece, a Faceapp pode com uma simples foto, alterar o rosto da pessoa adicionando-lhe filtros de vários tipos, como rejuvenescimento, envelhecimento, entre outros. Um dos mais utilizados é a mudança de sexo, dando às pessoas uma perspetiva de como seriam caso tivessem nascido com o sexo oposto.

Segundo as informações, a aplicação russa criada pela empresa Wireless Lab faz o uso da inteligência artificial para criar todas as imagens que vemos, no entanto esta pode estar a criar uma enorme base de dados com todas as fotos carregadas para a aplicação.

Com este tipo de dados, alega-se que a aplicação pode estar a criar uma forma de gravar as caras dos utilizadores para reconhecimento facial. A aplicação, segundo a política de privacidade, guarda as fotografias em uma nuvem durante 24 ou 48 horas após a edição.

Além das fotos que guarda, a aplicação grava também dados das nossas redes pessoais, o tipo de equipamento utilizado, endereço IP (que pode revelar a nossa localização), informações de sites que visitamos e muito mais.

Aconselhamos que antes de utilizar a aplicação tenham em conta todos estes aspetos, sendo que a privacidade é atualmente um tema muito importante para todos nós.

Comment here